Origem

Origem

O sobrenome Mendes surgiu na Península Ibérica e é de origem patronímica, no princípio os filhos dos homens chamados Menendo recebiam o nome ou a alcunha Mendes, por sua vez, o nome Menendo é uma forma abreviada do nome visigótico Hermengilt (Hermenergildo) que é de composição controversa, porém alguns crêem que o nome é composto por duas palavras visigóticas Ermen , que significa tudo ou inteiro, e Gilt ou Gild, que significa sacrifício ou tributo, dessa forma Hermenegildo significaria sacrifício total. Com o tempo o nome Menendo ganhou a forma abreviada Mendo, e o nome Mendes passou a ser patronímico desta variação, mais tarde também se assimilaria o nome Mendes a filhos de homens chamados Mendel e Mem.

O nome Mendes ou Mendez foi adotado, primeiramente, por famílias dos reinos hispânicos antes mesmo da independência de Portugal, inclusive alguns historiadores consideram que D. Afonso Henriques, o primeiro rei português, teve por aio o arcebispo de Braga D. Paio Mendes que se tornou o conselheiro do monarca.

Alguns Mendes trazem por armas: Partido: o primeiro de vermelho, com um braço armado de prata, movente de partição, empunhando uma espada do mesmo guarnecida de ouro, com a ponta para baixo, enfiando um broquel do mesmo; o segundo de ouro, pleno. Timbre: o braço do escudo, com a espada levantada. Outros usam as seguintes armas: Cortado: o primeiro de azul, com um muro ameiado flanqueado de duas torres de prata, laurado e aberto de negro; o segundo partido: o primeiro de vermelho, com uma cabeça de mouro cortada de vermelho e fotada de prata e de azul, o segundo de vermelho, com três lanças de prata, hasteados de ouro, com os ferros para cima, postas 2 e 1.

Abaixo os brasões da família Mendes de Portugal.

fonte: brasaodefamilia.blogspot.com.br 

 

 

 

 




Total de visitas: 769